domingo, 7 de dezembro de 2008

Laranja


A laranja é a fruta de maior produção e maior consumo no Brasil e a mais barata fonte de vitamina C.
Essa importante vitamina antioxidante, auxilia na resistência a infecções, na cicatrização de feridas e queimaduras, além de beneficiar a gengiva. A vitamina C combate ainda o envelhecimento precoce, participa na formação de colágeno, combatendo a flacidez e minimiza os malefícios do stress, combatendo os radicais livres.
Mas há outros nutrientes importantes na laranja. É um a fruta rica em cálcio, que atua no fortalecimento da estrutura óssea; fósforo, que auxilia na absorção da glicose; é rica em fibras, que promove um melhor funcionamento intestinal; pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol e na absorção de açúcares; e sais mineiraisimportantes na neutralização do ácido úrico.Assim, o consumo da laranja reduz o risco de condições como: infarto, dores reumáticas, gota, diabetes, contipação intestinal e sobrepeso.
Contém também potássio, o que lhe confere propriedade diurética.
Aconselha-se comsumí-la com bagaço para aproveitar o conteúdo de fibras e pectina.
A vitamina C oxida e se perde com facilidade, portanto, só descasque a laranja se for consumí-la imediatamente.
DICA: Na hora de comprá-las, dê preferência às mais pesadas pois, normalmente, são as que contêm mais suco.
VALOR CALÓRICO: 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.
PROPRIEDADES MEDICINAIS: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções;Dá vitalidade às gengivas;Possui também propriedades cicatrizantes;Suas fibras ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo;Auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer.

Fotos: Laura Sacchetti
Texto: Dra Fernanda Sheer
Nutricionista
CRN3 24045

Nenhum comentário: