sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mamão...








Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.
Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo.
O mamão possui alta quantidade de betacaroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Betacaroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A, uma vitamina antioxidante que combate doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos. Além disso o consumo de alimentos ricos em betacaroteno garante um bronzeado mais duradouro e uma pele corada, com aspecto de saudável.Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A. Pessoas que consomem alimentos ricos em betacaroteno excessivamente geralmente possuem a palma da mão amareladas, o que demonstra o acúmulo dessa pró- vitamina.
É rico também em vitamina C, outra importante vitamina antioxidante que protege o organismo de doenças, envelhecimento precoce, além de fortaceler ossos e gengivas.
O mamão apresenta, ainda, papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas.Cem gramas de papaia fornecem 36 calorias.
Curiosidade:
Um estudo recente realizado pela Caliman Agrícola S/A em parceria com a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) comprovou cientificamente que o mamão que tem manchas em sua casca é rico em vitamina C, inclusive em quantidade superior ao percentual de vitamina C encontrado no mamão sem manchas.
O mamão maduro conserva-se em geladeira de 2 a 3 semanas e seu período de safra é de abril e julho.

Fotos: Laura Sacchetti
Texto: Fernanda Sheer
Nutricionista
CRN3 24045

Nenhum comentário: