terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Melão

O melão é uma fruta refrescante, cheia de vitaminas e muito versátil, já que pode ser consumida de forma natural ou ser é usada na alta cozinha para compor molhos doces, e incrementar saladas criativas.
Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. Tem utilidade estética e possui nutrientes importantes também na prevenção de doenças.
Por ser rico em água, é indicado o consumo em casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e corrimento das mulheres.
Além disso tem poucas calorias, devendo ser usado em dietas de desintoxicação e perda de peso- para se ter uma idéia, cem gramas da fruta pode engordar menos que uma bala um pouco mais requintada - são 31 calorias, em média.
Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Tem também boas quantidades de vitamina A que protege a visão e garante um bronzeado saudável e duradouro.
É rico em vitamina C, que age contra infecções e mantém a pele livre das rugas e celulite, e Niacina, uma vitamina que ajuda a aumentar o HDL- colesterol bom.
Na hora de comprar, dê preferência aos de casca firme, cor viva, e sem rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos. Para ser consumido, o ideal é que ceda à pressão dos dedos.
O melão em boas condições se conserva em geladeira por 2 a 3 semanas.
Seus períodos de safra vão de dezembro a março e de julho a setembro.

Salada Tropical com Melão:

Ingredientes:

10 folhas de alface americana;

2 tomates bem firmes cortados em rodelas;

1 maçã cortada em cubinhos (deixar de molho no suco de limão);

2 fatias de melão cortada em cubinhos; algumas folhas de hortelã;

½ caixinha de creme de leite;

½ copo de iogurte desnatado;

sal a gosto;

2 colheres (chá) de ervas finas.

Fotos: Laura Sacchetti

Texto: Fernanda Scheer

Nutricionista

CRN3 24045

Nenhum comentário: